quinta-feira, 3 de maio de 2012


Santa Maura e São Timóteo

Os Santos Mártires Timóteo e Laura eram marido e esposa. Timóteo era leitor na Igreja de Penapeis em Tebaida. Casou-se com Maura apenas 20 dias antes de ser traído e entregue ao Governador Ariano (Ário?), acusado de ser professor dos cristãos.

Ário então ordenou que Timóteo entregasse seus livros sagrados e renunciasse a seus ensinamentos. Timóteo não só se recusou a entregá-los como ainda alegou que isso seria entregar seus próprios filhinhos à morte.  Diante de tamanha afronta,  Ário ordenou que transpassassem espetos de ferro em brasa através das orelhas e ouvidos de Timóteo.

Tendo em vista que Timóteo não cedia nem mesmo diante de torturas ainda mais terríveis, Ário convocou então Maura, a fim de que ela conseguisse fazer marido mudar de idéia e o convencesse a adorar os ídolos. Para surpresa de Ário, Maura assumiu também sua Fé em Cristo.

Sem saber como agir, Ário imediatamente mandou arrancar os cabelos de Maura e decepar seus dedos. Em seguida, ela foi colocada em um caldeirão de água fervente mas permaneceu intacta.

Não fosse o bastante todas estas atrocidades, marido e esposa foram crucificados um de frente para o outro. Após nove dias, receberam seu final de mártires. (Reinado de Dioclessiano – 284/305 d.C.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário